29 de junho de 2008

10 Erros de Português mais fregüentes em redações!

1º. Para “mim” fazer: o “mim” não faz, porque não pode ser sujeito.
"Mim Tarzan, tu Jane", sempre desconfiei que tinha alguma coisa de errado nessa fala... só não sabia oque era.

2º. “Há” cinco anos “atrás”: há e atrás indicam passado na frase. Dessa forma deve-se usar apenas “há cinco anos” ou “cinco anos atrás”.
Por Exemplo: Derci Gonçalvez nasceu há 75 anos aC.

3º. Venda “à” prazo: não se usa o acento grave antes de palavra masculina, a não ser que esteja subentendida à moda.
Até a virgula o Clodovil descorda!

4º. Todos somos “cidadões”: o plural de cidadão é cidadãos.
Essa é para os meus caros companheiros!

5º.
Entre “eu” e você: Depois da preposição, usa-se mim ou ti.
Entre mim e você existe o seu namorado(a)!

6º. Que “seje” eterno: o subjuntivo de ser e estar é seja e esteja.
Correção: Que seja eterno... até que o dinheiro dure!

7º. Ela é “de” menor: neste caso o “de” não existe.
Atenção você de menor, ja sabe né!

8º. Creio “de” que: não se usa a preposição “de” antes de qualquer “que”.
Creio que esse blog vai ficar engraçado e famoso!

. Ela veio, “mais” você, não: usa-se neste caso o “mas”, conjunção, que indica restrição, ressalva.
- Você prefere eu ou a tv?
- Olha amor, eu gosto muito de você mas...

10º. Falo alto porque você “houve” mal: neste caso o houve é pretérito do verbo haver (existência), ao se referir à audição usa-se “ouve”.
Ahhh concerteza a pessoa ouve mal, ainda mais se for com um português igual a esse!

Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Um comentário:

tomi disse...

Hahahahahaha bem legal o post
portugues é assassinado rotineiramente,mas é uma lingua complexa....

Powered By Blogger